Trabalhando na Mídia

Desemprego no Brasil

Data de publicação 08/06/2016

Pesquisa aponta que 83% dos brasileiros afirmam ter perdido

emprego por conta da situação econômica do país

47% dos entrevistados têm se mantido financeiramente com auxílio da família

 

Você perdeu o emprego por conta da situação atual do país? Essa foi a pergunta que a Trabalhando.com fez para 571 profissionais brasileiros e a resposta foi surpreendente: 83% deles disseram que sim!  Desse grupo 55% são homens e o restante de mulheres, com idades predominantemente entre 23 e 35 anos, 20% estudantes e 66% graduados ou pós-graduados. O período em que estão fora do mercado de trabalho também é alarmante:  48% afirma estar desempregado há um ano ou mais e 60% afirmam estar buscando oportunidades na sua área de atuação e fora dela, mas ainda assim, têm dificuldade para se recolocar.

De acordo com gerente de Comunicação e Parcerias da Trabalhando.com, Flávia Ferreira, esse boom foi sentido pelo aumento de currículos na base de dados da empresa. “De maio de 2015 para cá praticamente dobramos a quantidade de currículos em nossa base, isso ilustra bem os resultados da pesquisa; em contrapartida o volume de vagas caiu em cerca de 30%”. De acordo com ela, as oportunidades que mais cresceram foram as operacionais e de estágio. “Muitas empresas têm apostado na contratação de estudantes ou recém-formados e isso faz com que jovens profissionais se coloquem mais rapidamente e os mais experientes fiquem mais tempo desempregados”, explica.

Ainda em relação a pesquisa, observe os recortes abaixo:

 

 

 

Sobre a Trabalhando.com Brasil

A Trabalhando.com, empresa on-line com foco em empregabilidade de jovens profissionais, subsidiária brasileira da empresa chilena Trabajando.com, iniciou suas atividades no Brasil em novembro de 2008. Além do Brasil, a empresa tem presença no México, Argentina, Peru, Venezuela, Uruguai, Porto Rico, Colômbia, Portugal e Espanha. Hoje a comunidade de trabalho on-line conta com mais de 15 milhões de usuários e 200 mil vagas de trabalho, 620 universidades parceiras que utlizam os sistemas para divulgação de vagas de empregos em toda ibero-américa.  

 

 

 

Fonte: Trabalhando.com Brasil

 

 

 

Siga-nos

Pesquisas

O que mais te influência na hora de se candidatar a uma vaga de trabalho?