Dicas de carreira

5 pontos para analisar antes de escolher o local do intercâmbio

Data de publicação 10/06/2016

Escolher o destino do intercâmbio de estudos é uma das tarefas mais difíceis para os estudantes. Há uma série de questões a serem avaliadas e, por isso, é necessário que haja muita pesquisa sobre o assunto. Para facilitar esse processo do planejamento da sua viagemconfira as dicas:

 

1 – Idioma

Para aproveitar bem a oportunidade de estudar no exterior, é essencial que você entenda o mínimo do idioma local. Você poderá optar por um curso para melhorar sua fluência ou então algum outro que considere relevante para a sua formação.

 

2 – Custo

Realizar um intercâmbio para determinados locais tem um preço mais alto do que outros. Por isso, antes de definir o destino final, analise todos os gastos que terá. Entre eles, é importante cotar o valor do curso, moradia, transporte e alimentação. Não se esqueça de analisar também os gastos com lazer, para que você consiga aproveitar muito sua estadia, tanto academicamente como se divertindo.

 

3 – Documentação

Informe-se sobre todos os documentos que precisará para realizar o intercâmbio. Alguns países têm uma legislação de entrada de estrangeiros mais tranquila do que outros e esse pode ser um fator de desempate enquanto estiver fazendo suas pesquisas sobre o melhor local para viajar.

 

4 – Meios de transporte

Provavelmente você dependerá de transportes públicos para se locomover dentro da cidade que escolher. Por isso, entenda o sistema de transportes do local, veja se há linhas de metro e ônibus etc. Tente verificar se há algum tipo de locomoção diferente que possa ser uma boa alternativa para você.

 

5 – Cultura local

choque cultural acontecerá em qualquer local que você decida estudar, mas alguns deles são um pouco mais fortes. Por isso, entenda um pouco sobre a cultura local e pense se você está disposto a viver uma nova experiência naquele lugar. Se achar válido, aproveite, porque voltará para seu país de origem com uma ótima bagagem cultural.

 

Fonte: Universia Brasil 

Siga-nos

Pesquisas

O que mais te influência na hora de se candidatar a uma vaga de trabalho?