Dicas de carreira

6 dicas para impressionar em uma entrevista de estágio

Data de publicação 17/06/2016

São Paulo - Conseguir um novo emprego é sempre uma tarefa árdua - ainda mais para quem está no início da carreira.

Como conseguir o estágio tão sonhado sem experiência alguma? 

Em primeiro lugar, acalme-se. Segundo Guilherme Ferreira, cofundador da Repense Coaching, o seu currículo vale menos neste tipo de entrevista do que você pensa.

“Em geral, as pessoas no início da carreira estão equiparadas em conhecimento técnico", afirma. "Se você já foi chamado para a entrevista, o que conta agora é como vai mostrar suas qualidades”.

Para Andreas Auerbach, sócio da Box1824 e fundador da Nexo, o currículo é apenas uma porta de entrada para o processo seletivo. “Depois disso, o que vai pesar mais é o interesse do candidato”, considera.

E como saber o que os recrutadores esperam de você num processo seletivo?

Veja a seguir 6 passos para se dar bem numa entrevista de estágio, de acordo com os especialistas ouvidos por EXAME.com:

1. Seja claro ao falar
Mostrar uma boa comunicação é o ponto de partida para qualquer processo seletivo. Segundo Auerbach, a capacidade de argumentar com clareza sugere repertório e poder de influenciar os outros.

2. Tome a iniciativa
A iniciativa está associada à ideia de protagonismo. Portanto, quando um recrutador perguntar quem quer realizar uma tarefa, não pense duas vezes antes de levantar as mãos. “É o que chamamos de hands up”, afirma Ferreira. “As empresas procuram estagiários que querem fazer acontecer”.

3. Conheça a empresa
Mostrar conhecimento sobre a empresa indica que você não “caiu de gaiato” no processo seletivo. “Não conhecer a cultura da companhia é o mesmo que entrar num casamento e perguntar quem é o noivo”, compara Ferreira. É obrigatório mostrar que você conhece o lugar onde quer trabalhar.

4. Cuide da imagem e da linguagem corporal
Uma boa apresentação é fundamental para criar empatia. Isso inclui um traje adequado, além de equilíbrio entre o tom de voz e a linguagem corporal. Segundo Ferreira, o candidato também deve evitar o uso de gírias, manter as mãos fora do bolso e não movimentá-las demais.

5. Trabalhe em equipe
Quando o candidato se mostra um grande colaborador em dinâmicas de grupo, por exemplo, ele ganha a confiança dos recrutadores. “A empresa quer alguém que vista a camisa”, diz Ferreira. Segundo ele, esse também é o principal caminho para uma eventual efetivação mais adiante.

6. Mostre que você aprende rápido
Para Auerbach, a velocidade para incorporar novos conhecimentos é a principal métrica do potencial de um estagiário. Essa competência fica clara em dinâmicas de grupos ou na resolução de casos. “A agilidade para lidar com diferentes temas é crucial em qualquer contexto”, defende.

 

Fonte: Revista Exame
http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/6-passos-para-impressionar-em-uma-entrevista-de-estagio

Siga-nos

Pesquisas

O que mais te influência na hora de se candidatar a uma vaga de trabalho?